top of page

Delegados falam sobre o caso do coronel RR da PMERJ encontrado com criança de dois anos seminua em c


A delegada Cristiana Bento, titular da DCAV, e o diretor do Departamento de Polícia Especializada, delegado Ronaldo Oliveira, falaram em coletiva de imprensa sobre a prisão do coronel reformado da PM Pedro Duarte, encontrado com uma criança seminua de dois anos no seu carro, em um estacionamento em Ramos.

AO VIVO - COLETIVA SOBRE O CASO DO CORONEL REFORMADO DA PM ACUSADO DE PEDOFILIA.

A delegada Cristiana Bento, titular da DCAV, e o diretor do Departamento de Polícia Especializada, delegado Ronaldo Oliveira, falam em coletiva de imprensa sobre a prisão do coronel reformado da PM Pedro Duarte, encontrado com uma criança seminua de dois anos no seu carro, em um estacionamento em Ramos.

A delegada afirmou que encontrou o celular de Thuanne Pimenta, suspeita de entregar a criança a Duarte. Cristiana afirmou que achou suspeito o número de fotos de crianças e bebês no aparelho. Ainda no celular, a delegada afirmou que havia troca de mensagens com o PM, mas não encontrou nenhuma que falava diretamente sobre a criança. Já o computador e o celular de Pedro Duarte não foram encontrados.

Duarte deu um endereço falso à polícia. Ele forneceu o endereço de um apartamento que pertencia a ele, mas onde ele não morava há mais de um ano. Os policiais, entretanto, encontraram o local onde Duarte vive e, lá, encontraram duas armas de fogo e um simulacro.

Quando perguntada pela justificativa dada por Thuanne à polícia para entregar a criança para Duarte, Cristiana disse que ela afirmou que esqueceu o celular em casa e deixou a criança com Duarte enquanto foi buscar o aparelho.

Outra declaração da delegada é que foi apurado, nas investigações, que Pedro Duarte já havia sido investigado, em 1990, por tráfico de pessoas.

Além disso, na coletiva, a delegada afirmou ter ouvido em depoimentos que Pedro Duarte era visto com frequência acompanhado com outras crianças na faixa de dois ou três anos. Ele teria, inclusive, viajado com uma criança na semana passada. Na entrevista, também falou-se de um episódio em que Duarte entregou uma criança para uma moradora da comunidade Uga-Uga tomar conta. Ele teria afirmado que a mãe da criança era usuária de drogas. Cerca de um ano depois, ele pegou a criança de volta e afirmou que a devolveria à mãe. Isso é tudo que a polícia sabe sobre essa ocorrência até agora.

Durante a entrevista, a delegada Cristiana Bento e o delegado Ronaldo Oliveira repetiram algumas vezes que a investigação ainda está no começo e ainda continuará por um tempo. Ronaldo chegou a afirmar que o caso pode ser muito mais profundo.

Para ajudar nas investigações, ele afirmou que quem tiver qualquer informação que possa ser importante deve entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cidadão (CAC) da Polícia Civil. Os telefones de contato são (21) 2334-8823 e (21) 2334-8835.

Ronaldo iniciou a coletiva parabenizando os policiais militares que participaram da prisão de Pedro Duarte.

- Quem conhece a hierarquia militar sabe como é difícil esses policiais darem essa voz de prisão e trazerem um coronel à Central de Garantias da Polícia Judiciária - afirmou o diretor do Departamento de Polícia Especializada. - São desses policiais que nós precisamos cada vez mais para o confronto de violência que temos nesta cidade.

Entenda o caso

O coronel reformado da PM Pedro Chavarry Duarte foi preso em flagrante, na madrugada deste domingo, com uma criança de 2 anos do sexo feminino que estava completamente nua dentro do seu veículo. O flagrante foi feito por policiais do 22º BPM (Benfica), na Rua Barreiros, em Ramos, na Zona Norte do Rio. Ao perceber que os PMs dariam prosseguimento à ocorrência, o oficial ainda tentou subornar os militares. Pedro Chavarry Duarte, de 62 anos, é o atual presidente da Caixa Beneficente da Polícia Militar do Rio de Janeiro.

De acordo com informações passadas pelos PMs que levaram o coronel para a Cidade da Polícia, no Jacaré, uma denúncia anônima dava conta de que um homem estava com uma criança nua e que chorava muito, dentro de um veículo Jetta branco estacionando em um posto de gasolina. Ao chegarem no local, os policiais constataram que se tratava do coronel Chavarry Duarte.

Depois de se identificar, o coronel pediu para que os policias não dessem prosseguimento à ocorrência e que resolvessem a situação ali mesmo. Percebendo que estava sendo subornado, um dos policiais passou a filmar o oficial que chegou a falar: "Resolvo tudo na segunda-feira. Na segunda vai fazer sol. Tá ventando, hoje. Vamos acabar com essa ocorrência". Ainda de acordo com o relato dos PMs que participaram da prisão, o oficial ainda ofereceu vantagens e fez gestos como se estivesse oferecendo dinheiro.

Passados alguns minutos, Thuanne Pimenta dos Santos apareceu no local e informou que era responsável por tomar conta da criança. Ela foi orientada a comparecer à Delegacia da Criança e Adolescente Vítima para prestar esclarecimentos durante a semana e, portanto não foi presa. No registro de ocorrência, ela aparece como envolvida no caso. Logo depois, uma outra mulher chegou ao local com a certidão de nascimento da menina. Ela afirmou para os PMs que o oficial dava dinheiro para sair com a garotinha.

De acordo com a Polícia Civil, a delegada Carolina Marins, da Central de Garantias, após apreciar as provas, autuou em flagrante o coronel reformado pelos crimes de estupro de vulnerável e corrupção ativa. A criança foi entregue aos responsáveis legais e será encaminhada à Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima (DCAV) para entrevista de revelação. Cópias do procedimento serão encaminhadas ao Conselho Tutelar, para garantir a assistência à criança, e à 21ª DP (Bonsucesso) para prosseguir na investigação quanto a possíveis envolvidos no crime.

Postado por: Fernando Almeida

Posts Em Destaque
Arquivo
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page