top of page

A quase cinco anos que desapareceu como fumaça o Cabo Édio dos Santos Fernandes da PMSC de Araranguá


Desaparecido tipo fumaça desde o dia 10/04/2012, da cidade de Balneário Arroio do Silva, Santa Catarina.

A caminho dos cinco anos e até agora ninguém soube do paradeiro do Cb Édio dos Santos Fernandes, estava aposentado e atuava na época no fórum da comarca de Meleiro.

Fica a dúvida se realmente fizeram o que tinham de fazer, e a pergunta, e se fosse um Oficial ou um Delegado qual seria o desfecho desta situação ?

Ninguém some tipo fumaça, ele foi como abduzido por um disco voador, sumiu ele junto do carro sem deixar rastros, nenhum dos dois até hoje foi encontrado.

Encontramos muitas dificuldades sobre o caso do Cabo Édio da PMSC de Araranguá. (segundo a família)

Ninguém ajuda, as corporações não se entendem e quem esta perdendo é a família do colega Militar.

Pedimos e recorremos a quase todo mundo, e NADA !!

Se fosse um Policial Civil o caso estaria solucionado porque eles para isso são unidos, se fosse um Oficial de qualquer força estaria solucionado porque são oficiais e são unidos.

O que falta?

Falta interesse por parte das corporações e da justiça, não esqueçam de que ele é um de nós, pode acontecer com qualquer um.

Neste caso existem dois suspeitos, não é difícil imaginar de colocá-los em salas separadas e fazer uma acareação.

A acareação é um procedimento onde acusados, testemunhas ou ofendidos, já ouvidos, são colocados frente a frente para esclarecer divergências encontradas em suas declarações.

A acareação pode ser requerida pelas partes ou determinada de ofício pelo juiz. Entretanto, a acareação não é uma etapa obrigatória do processo, sendo a sua concessão uma faculdade do juiz.

Onde ele morava existem lagoas perto que inclusive foram encontrados pela polícia diversas carcaças de carros dentro, imaginem que o carro e o próprio Cabo Édio podem estar lá, é só a justiça através de um promotor ou Juiz pedir para agirem, investigar, precisamos é de atitudes senhores.

Eu vou colocar todo dia esta matéria para que alguém possa entender que se trata de uma vida, um ser humano, um colega que muito colaborou prendendo bandidos ajudando a sociedade nas cidades onde prestou seu trabalho policial.

Atenção amigos policiais de todo o estado de Santa Catarina, compartilhem e ajudem a pressionar quem não quer nada com este caso.

Peço ao Comandante geral da Polícia Militar e ao Delegado responsável pela comarca da situação e para o ministério público uma atitude sobre este caso, existem suspeitos, é só reabrirem o caso e ir para cima, não existe crime perfeito e todos sabem disso.

O serviço de investigação de ambas corporações tem capacidade sim de resolver este caso, mas creio que desistiram pelo fato dele o Cabo Édio não ser "ninguém" pelo amor de Deus !!!

Na época pedi ao Comandante geral da PMSC Valdemir Cabral para que reabrisse o caso mas infelizmente não fomos respondidos. Era só reabrir o caso e colocar o serviço de inteligencia da corporação para procurá-lo, a família até hoje quer uma resposta, todos hoje dizem não a eles, ajude comandante por favor !!!

Ontem conversei com a filha dele que mora em outra cidade, e ela esta muito frustrada e decepcionada com a atenção que foi dada a família por parte da corporação e em especial do quartel onde o Cabo Édio era lotado que não se mexeram como deviam, pois a polícia judiciária estava pronta para trabalhar mas segundo a família diante da inércia eles se desmotivaram e simplesmente desistiram.

A casa onde morava o militar esta indo para um leilão por falta de pagamentos, pois o salário do mesmo esta sendo pago mas diante das circunstâncias ninguém recebe porque não se sabe se ele esta vivo ou morto, não tendo uma certidão de óbito no caso da morte fica muito difícil da família saldar as contas que ele deixou.

O Blog entrou em contato com Bianca Fernandes, filha do Cabo Édio e informamos para que entrasse em contato com o Comandante atual da PMSC Paulo Henrique que é um grande oficial para que ele pudesse ajudar nas buscas do mesmo, com o delegado super competente da região de Araranguá Dr Jorge Giraldi e sua equipe que trabalham sempre incansavelmente no combate dos crimes da cidade, com a ABEPOM órgão social da corporação para ajudar sobre as questões de advogados pois ele era associado, e com o ministério público se estas opções novamente forem dispensadas por falta de interesse das instituições.

Araranguá é uma cidade pequena com talvez cem mil habitantes, não conheci casos que não foram ainda solucionados por equipes de investigações, o pessoal é competente sim, mas não estão estimulados porque a própria corporação do militar deram as costas para o caso.

E segundo a família e muitas outras pessoas existe dois suspeitos muito evidentes que ainda estão soltos e desfrutando do que pertencia ao Cabo Édio, todos sabem quem são, é só meter os caras numa sala e interrogar, mas parte da própria família de Araranguá diz que um dos suspeitos é improvável, mas os fatos logo seguidos após a morte de sua esposa Marli Fernandes sugerem que após dali daquele ponto foi onde tudo começou.

Faço um apelo novamente ao comandante geral, delegados e ministério público, por favor vamos dar a devida atenção a este caso, a família além de perder o ente querido esta perdendo tudo o que ele deixou por falta de estrutura financeira e falta de documentos para darem seguimentos normais burocráticos, reabram o caso, qualquer investigador novato sabe que não é difícil descobrir o fio desta meada, pois existem suspeitos com forte envolvimento, é só trabalharem, a família clama por justiça e além de tudo ele era um dos nossos, vamos nos unir, se ele esta morto esta aqui nas redondezas e esta segundo consta diante dos fatos no balneário Arroio do Silva.

Hoje Bianca Fernandes vai entrar em contato com seus advogados para verem o que podem fazer diante de tanto descaso ou talvez quem saiba omissão de quem de direito.

Existe em nossas corporações de segurança pública a competência quando querem e eu conheço o bom trabalho dos que sempre vestiram a camisa por sua sociedade, em nossa região existem policiais de altíssimo gabarito, são poucos, mas existem aqueles que são policiais de verdade e não de mentira com uma boa parte da banda podre como em qualquer profissão.

A estes guerreiros peço por um dos nossos, que busquem a verdade para dar a esta família o direito de se ele estiver morto de enterrar com dignidade um herói que lutou inclusive junto de muito de vocês na ativa, e quem o conheceu como eu sabem que ele era um dos melhores, era operacional, polido, disciplinado, educado, um homem íntegro como muito de vocês que hoje estão na ativa na luta matando um leão por dia para sobreviverem diante de um sistema tão contra nós policiais e contra o seu povo que ironicamente pagam todas as contas com seus impostos.

Vamos achá-lo, vamos nos unir desta vez para ajudar aquele que doou a sua própria vida pela sociedade em que serviu com afinco e amor.

Obs: Quero agradecer ao Coronel Marcus Claudino por colocar nos quadros de desaparecidos o Cabo Édio, espero que desta vez o encontremos meu amigo.

Fernando Almeida

Posts Em Destaque
Arquivo
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page