Delegado e policiais civis são presos pela Polícia Federal em Roraima acusados de matarem agente fed
A acusação é de flagrante forjado e tráfico.
Operação 'Canis Lupus' ocorreu na manhã desta quinta-feira (19). São suspeitos de formação de quadrilha, crime eleitoral e outros.
A Polícia Federal (PF) em Roraima prendeu na manhã desta quinta-feira passada (19), em Boa Vista, um delegado e agentes da Polícia Civil, suspeitos de práticas de peculato, tortura, corrupção ativa e passiva, vendas e tráfico de armas, posse ilícita de droga, contrabando e auxílio ao contrabando/descaminho, 'compra de votos', receptação, formação de quadrilha, usura e outras práticas ainda sob investigação.
Os presos na operação denominada 'Canis Lupus', foram encaminhados à sede da Polícia Federal, onde prestam depoimento. Segundo informações da PF, estão envolvidos na ação aproximadamente 100 policiais federais oriundos do Distrito Federal e dos estados do Amazonas e Goiás. O número de presos ainda não foi divulgado.
Na ação policial há cumprimento de 6 mandados de prisão de policiais civis de Roraima e 24 mandados de busca e apreensão em 20 endereços de pessoas investigadas no estado, além de quatro endereços no Maranhão, havendo a condução coercitiva de 20 investigados à sede da Polícia Federal para indiciamentos, interrogatórios ou coleta de testemunhos.
Investigação
Em junho de 2012 a Polícia Federal em Roraima instaurou Inquérito Policial com base em testemunhos que acusavam Policiais Civis da prática de subtração de droga, dinheiro e bens de pessoas investigadas.
Durante o trabalho investigativo, além dos servidores públicos, surgiram terceiros que colaboram na prática criminosa no estado.
CANIS LUPUS
O nome da operação remete ao Lobo (nome científico: Canis Lupus) em pele de cordeiro, conforme narrativa bíblica em Mateus 7:15-20: “Cuidado com os falsos profetas. Eles vêm a vocês vestidos de peles de ovelhas, mas por dentro são lobos devoradores”.
Postado por: Fernando Almeida.