top of page

Alfabeto policial (academia). E termos da bandidagem.

A sua vida vai mudar depois que você se tornar um policial (pronto: primeiro cliché do ano). Sua visão de mundo, seu comportamento e o seu alfabeto vão mudar.

Vá entrando no clima.

Depois de anos trabalhando nas ruas, prendendo vagabundos e bandidos de toda espécie e convivendo quase todos os dias com eles, o policial acaba por ser transformar em um tradutor nato da língua do crime, do tráfico, língua essa que costumo chamar de “Tralhês“. A parte da linguagem policial também não fica atrás. Por diversas vezes no meio do serviço, nos comunicamos por um dialeto próprio, linguagem esta que somente nós entendemos. Veja abaixo um pouco dessas palavras usadas tanto por traficantes, como também por policiais e diga se já chegou a ouvir algumas delas.

Vamos começar com a escória do mundo.

CAFÉ:

Palavra usada por traficantes para disfarçar a palavra “MACONHA“. Por diversas vezes já encontrei esta palavra em contabilidades do tráfico.

AÇÚCAR:

Na linguagem do tráfico, açÚçar significa “COCAÍNA“.

PEDRA: Outra droga. Significa a droga da morte, o “CRACK“.

BICO:

Palavra usada tanto por traficantes como por policiais. Significa “FUZIL“.

PEÇA:

Outra palavra usada por traficantes e policiais. Significa arma de pequeno porte, geralmente “PISTOLA“.

FIRMA:

A firma na linguagem do traficante significa o próprio “TRÁFICO DE DROGAS“.

VERME:

Palavra usada pelo traficante(este sim é verme), significa “POLICIAL“.

MIKE:

A palavra usada por policiais que deriva de “Papa-Mike” que significa “PM”, portanto, “Mike” significa “POLICIAL MILITAR“.

ATIVIDADE:

O “atividade” é uma palavra usada pelo traficante e pelo policial. É o “TRAFICANTE RESPONSÁVEL PELA SEGURANÇA NA BOCA DE FUMO“, geralmente usando rádios transmissores/Celular e armado de pistola.

Zirrê/freesto:

Palavra usada pelos traficantes e policiais.

É uma droga, “MISTURA DE MACONHA + CRACK“.

TRETA:

Palavra usado por traficantes e policiais. Significa o “LOCAL ONDE OS TRAFICANTES DORMEM, SE ESCONDEM OU ONDE ESTÁ GUARDADA AS DROGAS OU ARMAS“.

MULA:

Palavra usada pela polícia que significa “A PESSOA QUE TRANSPORTA DROGAS ATÉ A FAVELA“. Geralmente são mulheres, por passarem mais despercebidas do que os homens.

CRACUDO:

Palavra usada pela polícia e traficantes. É o “VICIADO EM CRACK“.

PATRÃO:

Palavra usada por traficantes que significa “CHEFE“. Pode ser também um “Gerente”.

ZERO UM:

Palavra usada por policiais que significa “O COMANDANTE“. Geralmente, um oficial ou um praça mais antigo, comandante da guarnição, ou até mesmo o Comandante da unidade.

ALEMÃO:

Palavra do tráfico que significa “INIMIGO“. Geralmente traficantes rivais de outras facções.

TERCEIROU:

Palavra usada por traficantes que significa “MUDAR DE LADO“, “TRAIR“. A palavra vem do “Terceiro Comando”, facção rival que aceita traficantes expulsos do “Comando Vermelho”.

TRÓIA OU TANGO (Desse eu gosto)

Palavra usada pelos policiais. É nada mais que uma “ESTRATÉGIA DE SERVIÇO“. Significa “SE ESCONDER E DEPOIS ATACAR“. É o terror de todo traficante.

PEGADINHA:

É como o traficante chama o nosso “Tróia”.

X-NOVEANDO:

Na linguagem do traficante, significa “ENTREGAR“, “DEDURAR“. Vem de “X-9″, que significa na linguagem policial um “INFORMANTE“.

LOMBRANDO:

Na linguagem policial e dos traficantes significa que “POLICIAIS ENTRARAM NA FAVELA“. Geralmente se ouve a palavra “LOMBROU! LOMBROU!” aos berros nos rádios dos “ATIVIDADES” depois que eles flagram a nossa entrada por locais do morro. Quando isso acontece geralmente a gente não pega nada!

Agora o lado bom da matéria:

MODERNO:

Policial militar recém formado.

CHEIRO DE ALMOXARIFADO:

O aluno ou o novato.

VOCÊ É MEU BICHO:

você é mais moderno do que eu.

SENTAR NO TRONO DE OURIÇO:

prestar contas ao superior.

BABA OVO:

Aquele que se tirar a foto do saco do superior lá vai estar ele grudado.

BELISCO:

Aquele aperitivo geralmente churrasco feitos após um jogo de futebol entre colegas ou reniões.

MAZANZA OU MOSTRENGO:

Militar que anda em outro planeta, lerdo ou quase sem utilidade para a nada.

C4:

Louco, retardado.

Este código também se encaixa em muitos policiais.

ÚLTIMA FORMA:

Retiro o que eu disse, esquece o que eu falei...

MIJADA/SECAR NO SOL:

Sermão do superior. Levar uma mijada quer dizer ser chamado à atenção.

BIZONHO: (As corporações estão cheias deles).

Geralmente soldado novo, que erram tudo, só fazem merda.

JURUNA:

CB ou SD antigo. (Ou seja o que tem mais experiência, tempo de casa).

BERA:

Refeições para quem não esta na escala de trabalho.

AVANÇAR O RANCHO:

Hora de almoçar ou jantar.

ETAPA:

Quer dizer um prato/refeição.

MEU PEIXE:

Significa meu protegido dentro do quartel.

(Geralmente para quem joga futebol e baba muito nos ovos de seus superiores, especialmente oficiais).

LC:

Castigo ao aluno, que quer dizer licenciamento cassado, geralmente nos finais de semana.

GUERREIRO:

Militar que faz parte da qualificação militar co- mo soldado combatente.

VOADOR/ENROLÃO:

Aquele que foge de qualquer que seja o serviço, nada para ele esta bom, ou é bom.

LEITÃO DO RANCHO:

soldado que se oferece para lavar pa- nelas e bandejas no rancho, para ganhar mais comida.

LARANJEIRA:

Militar que mora no alojamento do quartel, ou foi expulso pela mulher de casa e não tem para onde ir.

PAGA PRA MIM:

exercício físico continuado e estafante que o monstro (geralmente Praça) faz repetidas vezes ao seu superior.

BIZÚ:

Boatos que surgem sobre qualquer assunto dentro da esfera militar.

"MILICO É ASSIM..." MILITAR NÃO ENTRA: AVANÇA MILITAR NÃO PODE: TEM PERMISSÃO MILITAR NÃO COME: ARRANCHA MILITAR NÃO DORME: TORA MILITAR NÃO RELAXA: ACOCHAMBRA

MILITAR NÃO ADOECE: BAIXA MILITAR NÃO ANDA: SEM CADÊNCIA MARCHE MILITAR NÃO DESFILA: MARCHA MILITAR NÃO ESTUDA: PAPIRA MILITAR NÃO VOLTA ATRÁS: DÁ ÚLTIMA FORMA MILITAR NÃO SE ARRASTA: RASTEJA NO 1º PROCESSO MILITAR NÃO SE AGRUPA: FICA COBERTO E ALINHADO MILITAR NÃO SE PROTEGE: FICA COBERTO E ABRIGADO MILITAR NÃO SE ESCONDE: SE CAMUFLA MILITAR NÃO TEM TAREFA: TEM MISSÃO MILITAR NÃO TEM CARRO: TEM VIATURA MILITAR NÃO PRATICA ESPORTE: PRATICA "TFM" MILITAR NÃO TEM ALARME: TEM "PDA" MILITAR NÃO É BURRO: É BIZONHO MILITAR NÃO ERRA: CAGA O PAU MILITAR NÃO VAI EMBORA: SEGUE O DESTINO MILITAR NÃO FAZ BAGUNÇA: TOCA ZARALHO MILITAR NÃO TEM DICA: TEM BIZU

O "P1" (lê-se pê-um") é como alguns funcionários e professores chamam na da Academia.

A Portaria. O Plantão. No começo é estranho mas depois você entende que "P" é "ponto", logo P1 é o "ponto um". É verdade que não consegui identificar o P2, o P3... Mas o P1 todo mundo aprende logo onde é. Mas P1, P2, P3... também é a nomenclatura com a qual você identifica os policiais num treinamento de abordagem, por exemplo. Assim, em vez de dizer "o policial que está conduzindo o veículo" ou "o policial que está sentado no banco do carona" ou ainda o "o policial que está atrás do banco do carona" fala logo P1, P2, P3... pronto.

Como esta, várias outras expressões se resumem a letras e números. Por exemplo, G36, G 17, PT 100, PT 24/7 são armas. É bem melhor falar "G36" do que "Fuzil Heckler & Koch 5.56x45mm Gewehr 36" até porque existem variantes G36, G36V, G36K, G36KV, G36C, MG36 e MG36E. Se liga, aluno! S1, VIP, S2 são viaturas em comboio e o mundo inteiro fala assim. Ah, policial não anda em carro, ok? Anda em VTR.

X9 é um informante, também pode ser um "dedo duro" ou um traidor. Depende de que lado você está. Já sabia, né? Só que eu não.

O calendário gregoriano também sofre alterações na Academia. Se um aluno pergunta para o outro "Que dia é hoje?" e este responde que hoje é "D menos 30" ou "30 fora" isso significa que faltam 30 dias para o final do curso.

Ás vezes, prefere-se utilizar o alfabeto fonético internacional (Alpha, Bravo, Charlie, Delta...). Assim, a letra "D" vira Delta. PM vira Papa Mike (Policial Militar), Papa Charlie (Policial Civil), Alpha Papa Fox (Agente de Polícia Federal). Você novato aprenderá rápido!

Normalmente, as turmas são nomeadas oficialmente por ordem alfabética, mas é claro que os apelidos são férteis. "Turma Garra" para a Turma G; "Muralha" para a Turma M; Mas os professores também se utilizam da letra para identificar as turmas "problemáticas" tipo, Turma A de "Amadora", Turma B de "Bisonha", Turma C de "Turma Chata", Turma D vira a "Turma Delicada"... e por aí vai. Aí, meus amigos... coitado do(a) Xerife (Aluno de dia)!

Em cada estado é diferente em SC o aluno pode ser considerado, monstro, mazanza, C4, voador e etc...

Os oficiais são as estrelas, os Praças Soldados manga lisas e ai vai...

O "Código Q" ainda é usado nas comunicações via rádio, câmbio, mas ganha adaptações, câmbio. QRF não existe no "Código Q" oficial, mas pra nós era "Refeição". QRU ("tem algo pra mim?") vira "encontro com o(a) amante". "Alpha 2" também significa amante. E, abre o olho amigo, se sua namorada policial tiver no celular, o indicativo "sobreaviso" isso também significa amante.

Câmbio final, nela!

Postado por: Fernando Almeida.

Posts Em Destaque
Arquivo
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page