PM X PC ? Não !!! Um general. General da reserva do Exército deverá comandar Segurança no governo Dó
Militar já se reuniu com governador eleito em SP e deve resolver disputa entre polícias.
O general da reserva João Camilo Pires de Campos, que foi comandante militar da região Sudeste, deverá ser o novo secretário de Segurança Pública de São Paulo a partir de 2019.
Campos foi um dos responsáveis pela área de segurança do programa de governo de Geraldo Alckmin (PSDB) à Presidência da República e passou para a reserva após 48 anos de serviços no Exército.
Já houve uma primeira reunião entre o governador eleito João Dória (PSDB) e o general, na qual o convite foi feito.
Se ele for aceito, será a primeira vez que um nome do Exército comanda a Secretaria da Segurança Pública em São Paulo desde 1979, quando Erasmo Dias foi titular da pasta.
Confirmada a escolha, Dória resolverá uma disputa entre as polícias Civil e Militar pelo comando da pasta.
O tema foi uma das prioridades de Dória na disputa eleitoral. Entre as suas promessas, estava a de nomear um policial para a secretaria, quebrando a tradição de escolher um representante do Ministério Público para a função.
“Eu asseguro a vocês que não teremos um promotor nem uma promotora à frente da secretaria. Reforço, sem nenhuma desqualificação e nenhum diminutivo à Promotoria”, disse ele na campanha.
Dória foi aconselhado por auxiliares, no entanto, a recuar parcialmente de sua promessa, sob o risco de começar o novo governo tendo de administrar um mal-estar entre as polícias.
Se escolhesse um policial civil, irritaria os policiais militares. Se escolhesse um policial militar, traria desconforto para os policiais civis.
Nesta quarta (7), Dória divulgou foto em rede social ao lado do presidente eleito durante a campanha ele não foi recebido por Bolsonaro quando viajou ao Rio.
Postado por: Fernando Almeida.