Crianças de comunidade carente visitam quartel da PM em Curitiba e conhecem sobre o trabalho do BOPE
Crianças e jovens, moradores do Jardim Cristal no município de São José dos Pinhais (PR), Região Metropolitana de Curitiba (RMC), visitaram o Quartel do Comando-Geral no Bairro Rebouças, na Capital do estado, neste sábado (17/09). Eles puderam conhecer as viaturas e os equipamentos usados pelas seis subunidades do Batalhão de Operações Especiais (BOPE). Ações sociais como esta são frequentemente feitas pela Polícia Militar e visam integrar a população com a corporação. “É importante a comunidade ter acesso as instalações e quebrar alguns paradigmas que às vezes as pessoas criam de que a polícia é truculenta. Eles [jovens] puderam conhecer os equipamentos, viaturas e a dinâmica de cada subunidade do BOPE. Esta interação aproxima e faz com que a população acredite mais na Polícia Militar”, destaca o Subcomandante do BOPE, major Luiz César Gonçalves, que acompanhou a visita.
“O BOPE era um dos únicos batalhões que eles não conheciam, mas é uma das unidades que mais chama a atenção das crianças e jovens. Eles estão fazendo muitas perguntas e para nós é uma escola, estou muito feliz e só tenho agradecer. Quero que eles tenham uma visão positiva dos policiais militares de colocam suas vidas em risco para garantir nossa segurança”, afirma Maria Aparecida Gonçalves Cerqueira, mais conhecida por todos como Dona Cida, responsável pelas crianças.
Durante a visita as crianças conheceram os equipamentos usados pela Companhia de Operações com Cães (COC), a Rondas Ostensivas de Natureza Especial (RONE), o Comandos e Operações Especiais (COE), o Esquadrão Antibombas (EAB), a Equipe de Negociação (EN) e a Companhia de Polícia de Choque (CiaPChoque). Cada subunidade procurou demonstrar um pouco do seu trabalho e da sua atuação. Ao final da atividade os 37 visitantes, entre crianças e adolescentes, saborearam um delicioso lanche preparado pelo BOPE. O transporte de São José dos Pinhais até Curitiba foi disponibilizado pelo Batalhão de Operações Especiais (BOPE). O objetivo da ação é aproximar a comunidade da corporação e mostrar um pouco do trabalho desenvolvido pela PM.
Postado por: Fernando Almeida