Vanderlei Honorato de Freitas (A partida de um verdadeiro herói)
Retorna com a missão cumprida as paragens espirituais o nosso grande amigo de luta Sargento RR Freitas.
E a data de ontem 15/10/20016 a terra ficou mais solitária e triste pois foi embora o nosso amigo de caserna muito querido por todos.
Conhecido no meio policial pelo nome de guerra Freitas, ele estava sempre a disposição e qualquer um, ajudar a seu próximo era o lema dele pois vivia fazendo isso principalmente nos seus dias de trabalho na PMSC.
Eu tive a honra de trabalhar com ele em diversos seguimentos e lugares, aprendi muito pois era especialmente muito operacional, organizado e inteligente.
Lembro várias vezes de ele se preocupar com a educação de seus filhos, apertando muitas vezes o seu salário para pagar seus estudos, ele adorava investir neles pois se orgulhava em dizer aos colegas de trabalho de que os filhos aproveitavam bem o que ele oferecia e com isso ele ficava muito feliz.
E hoje conhecendo um pouco de sua história todos vemos que seus filhos realmente não jogaram nem o tempo e nem o investimento dele fora. Todos bem formados e muito bem educados.
Este Blog em nome de todos os policiais Brasileiros, especialmente da área do 19° BPM deixa aqui as nossas sinceras homenagens a este grande policial militar que serviu com muita competência o seu estado e que defendeu e ajudou a vida de muita gente por este estado a fora.
Atualmente ele residia na cidade de Araranguá/SC.
Vale a pena lembrar que em certa ocasião lá pelos anos oitenta a nossa região foi escalada para dar apoio a um movimento em Chapecó/SC em meados de Junho e Julho, por lá ficamos alojados precariamente em barracas e dentro de nosso ônibus com muita pouca condição de higiene entre outras coisas mais. Ficamos por lá quase 30 dias e sempre estávamos juntos eu, Freitas e outros que não me lembro no momento, era a nossa turma.
Em noites frias e chuvosas lá ia o Freitas levar cobertor para um e para outro, ele estava sempre "ligado", vinha correndo sempre para informar que o almoço, janta, lanche estava sendo servido, era muito prestimoso.
Agradeço em nome de todos que ele ajudou naquele dia e em muitos outros, eu pessoalmente sempre que o via tocava neste assunto, ríamos muito e matávamos a saudade dos nossos tempos na briosa corporação.
A família estendemos o nosso carinho esperando que o mestre do universo traga muita paz e conforto aos seus corações neste momento de separação que ninguém quer passar. Mas ele o mestre muito sabe de nós pois somos criação dele e só ele determina o nosso destino.
Que o herói Vanderlei Freitas chegue bem ao plano espiritual sabendo que a sua missão foi realizada com maestria e muita competência. A nós resta a saudade de momentos que nunca vão se apagar de nossas memórias e com elas ficam o verdadeiro sentido de uma boa amizade, de um bom Pai, e de um ser humano inigualável que ele foi no decorrer de sua maravilhosa vida neste plano.
Espero que a nossa corporação Catarinense lance ao menos uma nota enaltecendo este que doou muitos anos de sua vida para aqueles que ele inclusive nem sequer conhecia.
É o mínimo que se possa fazer a um herói.
A todos muita paz e muita luz.
Fernando Almeida